3 formas sutis de mudar seu mindset e sua vida para sempre

3 formas sutis de mudar seu mindset e sua vida para sempre

Postado em 19/11/2021

A parte mais difícil de aprender, estudar, ganhar uma skill, empreender uma nova carreira ou qualquer outra novidade é começar.


Mas como a gente bem sabe, começar não é um movimento de fora para dentro,
mas de dentro para fora. São os acordos que assumimos para nós mesmos que nos preparam para a jornada que vamos seguir.





Dito isso, 3 coisas precisam estar bem definidas:

  1. Você é a única pessoa responsável pela sua aprendizagem;

  2. Aprender é um processo (de altos e baixos) ao longo da vida;

  3. Errar é parte essencial desse processo.

Em uma analogia, quando aprendemos a andar, éramos as pessoas que deveriam dar os primeiros passos. Esse era o nosso processo de aprendizagem. Levantamos e caímos centenas de vezes, mas cada passo em falso e cada queda nos ajudou a entender como dar o próximo passo e evitar novas quedas. Como diria a frase atribuída a Albert Einsten:
"Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”
Mas então, o que podemos mudar para alcançar resultados diferentes?


primeira dica é transformar a aprendizagem em hábito.
Em outras palavras, é definir momentos para aprender como parte da rotina. Não precisam ser horas dedicadas, mas um pouco todo dia que vai garantir melhoria contínua.

Como começar hoje:
Para isso, separe sua agenda em blocos.
Marque os blocos em que você tem compromissos fixos, como trabalho, faculdade, terapia, exercício físico, etc.
Depois, mapeie os momentos que você pode dedicar de 30 min a 3 horas de estudo de forma constante na sua semana.

Agora, se prepare para colocar em prática suas sessões de estudo diário:

  1. Diminua todo o tipo de fricção que você pode ter nesse processo. Ou seja, diminua tudo o que possa ser um obstáculo ou uma distração para você completar seus estudos. Desligue a TV, feche todas as abas do computador e deixe à mão tudo o que você precisa para estudar!
  2. Defina um “gatilho” para seu momento de estudo, isto é, algo que te lembre que, a partir daquele momento, você está estudando. Pode ser desde sentar na mesa ou ligar uma lamparina, ou uma sessão de meditação. Você escolhe!
  3. Se recompense depois de uma sessão de estudo! Escolha alguma coisa que te gere prazer e se presenteie depois de uma sessão concluída com sucesso. Pode ser desde seu chocolate preferido até 30 minutos de video-game.




segunda dica é sobre estratégia de estudo.
Estamos acostumados a um formato muito escolarizado de estudo: vamos à aula, aprendemos um conteúdo, fazemos exercícios, estudamos na véspera da prova.
Maratonas de estudo ou o famoso decoreba não nos garante que aprendemos algo de modo permanente.
Esse modelo ajuda a passar de ano, mas não garante que ajudará a aprender e ganhar novas competências.

Como começar hoje:

Além de criar rotina, o que ajuda é criarmos uma estratégia de estudo baseada em 4 aspectos:

  1. Consistência: é o hábito, o fazer um pouco todos os dias para se aprimorar cada vez mais.
  2. Técnicas de estudo: são técnicas a serem implementadas nas sessões de estudo para garantirmos mais aprendizagem de longo prazo.
  3. Pausas: pausar sessões de prática e estudo ajudam a descansar o cérebro, equilibrar os estímulos e promover mais e mais aprendizagem.
  4. Bem-estar: é o que prepara o ambiente para a aprendizagem. Isso é, dormir bem, descansar, fazer exercício físico, ter válvulas de escape para momentos de estresse ajudam ainda mais o cérebro a reter informação.





A terceira dica são quais técnicas de aprendizagem você pode implementar hoje nas suas sessões de estudo. Essas técnicas que você aplica aos estudos são truques que vão te ajudar a estudar melhor, e não necessariamente estudar por mais tempo.

Como começar hoje:

  1. Técnica de Pomodoro: é uma técnica de otimização de tempo e muito útil para evitar procrastinação. Segundo ela, você deve realizar uma atividade durante 25 minutos e descansar 5 minutos. Assim, sucessivamente até completar duas horas. No final desse período, descanse 30 minutos. O site Pomofocus.io consegue marcar o tempo para você e inclusive te alertar sobre momentos de descanso!
  2. Ciclos de prática: para cada sessão de estudo, seguir o seguinte passo a passo:
    a) Estabelecer metas: momento de definir o que será estudado e praticado e qual será a evidência que vai comprovar que a sessão foi finalizada. A ideia aqui é quebrar dificuldades e dúvidas grandes em pequenas partes para ser trabalhadas em sessões. Pode ser uma função que não está rodando bem, ou um conceito que ainda não está claro. Saiba qual é o objetivo do estudo ANTES da sessão começar.
    b) Defina o formato de aprendizagem: o estudo de hoje será leitura de documentação? Ou será um exercício no VSCode ou Qualified? Será a revisão de algum conceito? O que deveremos saber fazer depois desse ciclo?
    c) Momento de reflexão: após cada sessão, tire um momento para refletir e registrar com suas palavras “o que aprendi hoje?” e “como posso aplicar isso na prática?”
  3. Se testar: se autoavaliando e fazendo perguntas sobre conteúdos e conceitos é uma ótima forma para garantir que você entendeu. Você pode fazer isso se perguntando “O que é a propriedade tal e o que ela faz no código?” ou “O que a função tal faz?”. Além disso, os famosos flashcards, cartões que auxiliam na memorização de conteúdos, são também são ótimas maneiras de manter o conteúdo na ponta da língua!
  4. Ensinar a alguém: ensinando você aprende! Ao ensinar alguém, você consegue visualizar novas formas de entender e simplificar o que você acabou de aprender. Além disso, você está reforçando e revisando o conteúdo que está ensinando. É uma das formas mais poderosas de aprendizagem!
  5. Produzir conteúdo (para blogs) e compartilhar amigos: escrever artigos, posts em blog, contar da sua jornada de aprendizagem, apresentar projetos e outras formas de evidenciar seu progresso são formas excelentes de impulsionar seus aprendizados. Produzindo conteúdo e compartilhando, você tira um tempo para aprender cada vez mais sobre um assunto, cria pegada digital e se torna referência para colegas e possíveis empregadores!
  6. Networking: conversar com pessoas que já fazem o que você quer aprender há mais tempo pode ser uma forma incrível de aprender e trocar informações e mais que isso: gerar networking!


 


Todos esses métodos podem ser aplicados em diferentes áreas da sua vida, basta adaptá-los para melhorar os efeitos. 

Não pense nunca que o problema é você. Se um método não funciona pra você, o problema é o método! 
Tente algo novo, uma forma diferente de olhar para aquele problema. 
Você consegue!

Abraços,
Concurseiro. 


Adaptado: Ninarcosta

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.