É possível estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo?
Postado em 17/03/2022
Olá! Hoje, nós do IAP Cursos On-line, queremos falar com você que acabou de decidir que quer ser servidor público. Sabemos que você já separou um cantinho em casa para começar a estudar, comprou canetas de todas as cores, cadernos e fones de ouvido para assistir nossas videoaulas… Mas sabemos também que você leu o primeiro artigo de 2022 aqui no Blog do IAP (clique aqui) e viu a quantidade de concursos previstos para este ano. Ficou em dúvida se escolhe focar em um deles ou se atira para todo lado de uma só vez a fim de aumentar as chances, né?
Esse é um fator que gera muita ansiedade nos concurseiros, principalmente naqueles de primeira viagem. Mas calma, pois no artigo de hoje mostraremos alguns prós e contras de focar em mais de um certame ao mesmo tempo. E não é só isso, daremos dicas de como conciliar editais. Portanto, separe cinco minutinhos para ler até o final, ok?
Vai, deixe de preguiça e leia, a leitura te ajudará bastante na hora de escrever sua redação. Saia do Instagram um pouquinho e continue lendo!
1. Estudar ou não estudar para mais de um concurso? Eis a questão!
Você quer muito ser servidor público e não importa em qual órgão vai trabalhar: tribunal, banco ou polícia. Sim, tem muita gente que sonha em ter um cargo público em qualquer área. Porém, antes de botar a mão na massa, ou melhor, na caneta, veja as disciplinas que cada área costuma pedir em suas provas e seja realista em relação a seus pontos fortes e fracos. Concurso para banco costuma cobrar matemática financeira, mas você detesta e não sabe fazer conta de adição nem com os dedos? Está disposto a iniciar do zero?
Além disso, é necessário analisar a carreira: vai fazer concurso para a polícia, mas morre de medo de arma? Quer entrar no tribunal, mas detesta rotina e prefere um trabalho externo? É necessário avaliar o que realmente deseja em sua vida profissional.
Com esses pontos claros em sua mente será possível definir ao menos a área na qual deverá focar. “Quem decide estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo, já que algumas oportunidades são tentadoras (ou até mesmo, imperdíveis), precisa estar ciente de que é indispensável ter a área definida”, orienta a servidora pública Thereza Montenegro. Ela realiza mentoria com concurseiros e revela que essa dúvida é comum entre os alunos.
2. Decidiu focar em mais de um concurso? Escolha certames com conteúdo programático similar
Ok! Você decidiu que vai focar em apenas uma área, mas quer tentar mais de um concurso. O primeiro passo é checar as similaridades entre os editais. A área policial, por exemplo, costuma sempre cobrar direito penal, direito processual penal, direito constitucional e informática. Português é matéria certa em TODOS os concursos públicos (nem adianta querer fugir). Já direito civil e direito processual civil sempre aparecem nos certames dos tribunais de justiça.
Sendo assim, avalie as disciplinas em comum e comece por elas. Fazendo uma boa base das matérias em similares, você aumentará suas chances de êxito. Preste atenção na dica de Thereza:
“Definida a área, distribua seu tempo de estudo focando em vencer, primeiramente, as disciplinas convergentes, sempre ponderando as diferenças internas de conteúdo (exemplo: um edital pede princípios fundamentais dentro de Direito Constitucional e outro não). Em seguida, vá inserindo as disciplinas divergentes de acordo com a proximidade das provas, priorizando, obviamente, as do concurso com data mais próxima.”.
3. Faça gestão de tempo
Após definida a área na qual pretende focar e feita a comparação entre os conteúdos programáticos, é chegado o momento de elaborar um cronograma. Quem decide estudar para mais de um certame, precisa compreender a importância de cumprir um planejamento pré-definido e de tentar, ao máximo, minimizar as distrações.
As redes sociais costumam desviar a sua atenção? Deixe o celular longe de você enquanto estuda e ative o modo avião. Já ouviu falar em mindfulness? É um termo em inglês que significa basicamente “atenção plena”. Portanto, quando sentar na cadeira e abrir o conteúdo do IAP Cursos On-line, pratique o mindfulness e coloque toda o seu foco no que está fazendo naquele momento. Nos intervalos, você se desliga e dá uma espiadinha em nosso instagram para ver as novidades.
“É fundamental levar em conta o nível de avanço nos editais, o tempo disponível diário e o prazo até a prova mais próxima. Dependendo do tempo entre um concurso e outro é possível descartar completamente as disciplinas do certame que já passou e focar nas matérias específicas do seguinte, sempre revisando os conteúdos já finalizados”, aconselha Thereza Montenegro.
4. Organize o seu material
A organização é imprescindível para quem estuda para concurso público, principalmente para quem concilia mais de um edital ao mesmo tempo. Sendo assim, “perca tempo” organizando seu material, seja ele em PDF, no caderno ou em anotações nas pastas de seu computador.
Você pode separar seu material de acordo com as disciplinas em comum (exemplo: um caderno para direito constitucional), indicando sempre quando algum assunto for divergente entre os certames. Depois, você organiza um material das disciplinas diferentes (exemplo: um caderno separado para as matérias que não são convergentes). Fazendo dessa forma, será mais fácil otimizar o seu tempo sem se perder no meio de taaanto conteúdo.
5. Fique em paz com as suas escolhas
Independentemente de ter escolhido focar em apenas um concurso ou de estudar para mais de um, fique em paz com a sua decisão, afinal é você quem vai passar pelo processo até chegar ao seu objetivo.
“Analisar o cenário dos concursos pretendidos é essencial para seguir um caminho com segurança e sem arrependimentos. Sabemos o quanto o nível de profissionalismo dos certames tem sido elevado, portanto, se decidiu estudar com foco total apenas em um, siga em paz e não deixe que fatores externos, tais como opiniões e novos editais, interfiram no seu estudo”, afirma Thereza.
Porém, se você decidiu mirar em vários concursos de uma mesma área, siga todas as dicas que demos aqui nesse artigo do Blog do IAP e escolha um dos cursos disponíveis em nossa plataforma, pois nós temos diversas opções e uma delas, com certeza, encaixará direitinho no seu perfil.
“Se for para ser atirador, que seja de elite, com alvo determinado e tiro certeiro (ela faz a poesia delaaaah)”, brinca a nossa entrevistada de hoje.
Estudando para um ou para mais de um concurso, assuma sempre a responsabilidade de batalhar para que seu projeto dê certo, usando o tempo disponível que tiver para chegar lá. Seja qual for a sua escolha, nós do IAP Cursos On-line estaremos sempre aqui a fim de dar o dar o suporte que você precisa para realizar seu sonho de se tornar servidor público.
Por Camila Rodrigues