5 dicas para vencer os desafios de estudar em casa

5 dicas para vencer os desafios de estudar em casa

Postado em 01/04/2022

São oito horas da manhã em ponto. Você já tomou o seu cafezinho (há quem prefira um suco detox, não entendo, mas respeito). Está sentado(a) em sua cadeira, computador ligado, caderno aberto e canetas organizadas. E aí começa a pensar: “hoje eu vou estudar seis horas líquidas: duas de manhã, duas à tarde e duas à noite”. 

Mas assim que você dá o play na videoaula do Iap Cursos On-line, sua mãe manda mensagem no whatsapp. A conversa se estende e depois que acaba você aproveita para dar uma olhadinha no Instagram. Meia hora depois, volta ao computador para iniciar os estudos… Mas seu marido liga para tirar uma dúvida. E já são nove da manhã. Você levanta para tomar mais um cafezinho… 10 horas… O carro do ovo passa na rua… 11 horas. Agora é melhor nem começar porque já tá na hora de preparar o almoço. À tarde, seu filho chega da escola e já não dá mais para estudar. Quem sabe de madrugada. Talvez você consiga fazer uma hora líquida nesse dia.

Essas são situações que, facilmente, podem acontecer com quem decide criar uma rotina de estudos em casa. E é por isso que nós, do Iap Cursos On-line, vamos mostrar como driblar os principais desafios.

1. Tenha o seu cantinho de estudos

Você é um estudante nômade? Um dia está na cozinha, outro dia no quarto, de vez em quando começa a ler na varanda e depois retorna para a cozinha? Tá tudo errado, criatura! Além de criar uma rotina e seguir um cronograma, é preciso montar o seu cantinho de estudos. E isso não significa que você deve ter um escritório, uma mesa gigante e uma cadeira que custa metade do PIB brasileiro. 

A mesa pode ser de plástico e a cadeira também. O importante mesmo é que você tenha o SEU cantinho de estudos, um lugar silencioso para você se concentrar. “Apesar dos desafios, eu resolvi estudar em casa e fazer o meu cantinho de estudo. Faço um cronograma semanal e tento seguir ao máximo. Consegui ganhar mais tempo para estudar, pois não preciso me deslocar e, consequentemente, meu rendimento tem melhorado”, afirma a concurseira Camilla Dantas.

2. Estabeleça horários pré-definidos

Outra coisa que atrapalha bastante quem escolhe se preparar em casa é a falta de uma rotina. Procure estudar sempre no mesmo horário, não importa se será o dia inteiro ou apenas em um turno. Mesmo que seja de madrugada, defina um horário certo para se dedicar. Camilla Dantas, além de estudante, é mãe. Ela precisou adequar o seu tempo à rotina de sua filha. “Eu estudo no horário em que minha filha está na escola, bem como à noite, depois que ela dorme. Ou seja, estudo pela manhã e à noite”, explica. Ela diz que tem horários definidos para tudo e tenta, ao máximo, seguir a rotina.

Por isso que é fundamental fazer um bom planejamento por meio de um cronograma de estudos, assim é possível dividir o tempo de forma realista. Estudando em casa, você já economiza o tempo de deslocamento (além da gasolina, né?). Mas para que valha a pena, é necessário saber aproveitar cada minuto da melhor forma. 

Por exemplo, se é você quem prepara o almoço, atente-se para o tempo dispensado para isso e não tente fugir dessa realidade para não se frustrar.

3. Imponha limites à família e aos amigos

Não tenha medo de ser chato. Estamos falando sobre o seu futuro e sobre a realização dos seus sonhos, então imponha limites, doa a quem doer. A família e os amigos, certamente, ficarão incomodados no primeiro momento, mas depois eles irão se acostumar com a sua vida de “clausura”. Aliás, nem todos se acostumarão, mas, mesmo assim, você deverá abstrair comentários negativos e seguir com o seu foco.

“Nem sempre sou compreendida quando falo que não posso fazer algo porque estou ocupada estudando. Algumas vezes, tenho que ser mais rígida. Para muitos, ainda prevalece aquele pensamento: ‘resolva isso, pois você não tá fazendo nada, só estudando”, desabafa Camilla.

Caso tenha dificuldade em dizer “não” para as pessoas, sinto informar que terá que aprender. Camilla diz está sempre praticando essa lição. “A grande maioria não entende o meu isolamento e até se chateia comigo, mas também não me incomodo com isso”.

E vamos pensar direitinho. Quem te ama de verdade, no final das contas, mesmo sem compreender não vai deixar de te amar, não é verdade? O bom de ser concurseiro é que você acaba descobrindo quem é amigo e quem é apenas colega. 

4. Fique longe das distrações

Responda rápido: quem estava no paradão do BBB nesta semana? Se você demorou a responder, parabéns! Passou no teste. Mas se você respondeu sem ao menos pensar, acho que está precisando focar mais nos estudos, hein?

No momento em que sentar no seu cantinho para começar “os trabalhos” já ponha o celular no modo avião. De preferência, deixe-o longe de você. As redes sociais e a TV são as maiores distrações (e inimigas) do concurseiro profissional.

Depois do almoço, você resolve ver um episódio da sua série preferida. E quando percebe, já foram três episódios e duas horas de procrastinação (o nosso sonho aqui no Iap Cursos On-line é que você maratone as nossas videoaulas assim como maratona a Netflix). Tenha equilíbrio: um episódio depois do almoço e outro antes de dormir já está de bom tamanho.

Aliás, a nossa casa é o paraíso das distrações. A cama nos convida para um cochilo, a louça não se lava sozinha e a roupa vai acumulando no cesto. 

“O que mais me atrapalha é a procrastinação, pois geralmente tem algo pra fazer, seja uma roupa pra colocar na máquina ou lavar a louça, arrumar algo... Enfim, tudo pode ser um motivo pra só começar a estudar depois que eu terminar de lavar a louça, roupa, banheiro, etc”, conta Camilla Dantas.

Uma boa alternativa para vencer esse desafio é utilizar o método pomodoro. Como assim? Você pode estudar meia hora direto sem parar e depois dar um intervalo de cinco minutos; ou estudar 40 minutos e dar intervalos de 10. Nessa pausa, dá tempo de jogar as roupas na máquina (e beber água, lógico, o seu rim agradece).

5. Monte um quadro de objetivos e sonhos

Pode parecer clichê, mas tudo o que você realiza acontece primeiro na sua mente. Sim, eu li o livro “O Segredo”. Se você acredita que não é capaz de conquistar algo, ficará bem difícil de conquistar, né? 

Uma dica: pegue uma cartolina, faça anotações e cole imagens de tudo o que você quer realizar. Quer ser policial? Cole a imagem de um policial com a farda que você sonha em usar. Quer trabalhar na Assembleia Legislativa? Cole uma foto da fachada desse órgão e todos os dias imagine-se entrando ali. Pesquise a remuneração e anote. Vai para Gramado nas primeiras férias? Visualize esses dias de folga. 

Você também pode deixar essas imagens na tela de proteção do seu computador e sempre que estiver desanimado e querendo procrastinar, olhe para elas. E acima de tudo: aja na direção da sua meta, afinal, além de sonhar é preciso arregaçar as mangas e fazer acontecer, pois o cargo dos seus sonhos não cairá do céu. Nem adianta ficar pedindo a Deus sem agir (já imaginou se Deus fosse atender os pedidos de toda a concorrência? Teriam que ser criados infinitos cargos… Sendo assim, bora dar uma ajudinha a Deus, viu?).

Dica Bônus

Agora que você já decidiu ter o seu cantinho de estudos, estabeleceu horários e montou o seu quadro de sonhos, chegou a hora de escolher um cursinho e preparar um material para o início de sua conquista. O Iap Cursos On-line tem uma equipe de professores preparados, material atualizado e suporte para os alunos, além de inúmeros pacotes para os mais variados gostos e bolsos. Basta escolher e começar!


Por Camila Rodrigues

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.