10 dicas para quem trabalha, mas quer estudar para concurso

10 dicas para quem trabalha, mas quer estudar para concurso

Postado em 08/04/2022

Trabalhar, cuidar da casa e dos filhos, ser fitness, ter vida social, dormir oito horas por dia,  fazer refeições saudáveis e estudar. Pegue tudo isso, gire a roleta e escolha qual atividade será mal feita… Só assim para poder dar conta de tanta coisa, né?

Nós aqui do IAP Cursos On-line temos certeza de que essa é a realidade da maioria dos concurseiros, afinal, nem todo mundo pode parar de trabalhar para se dedicar somente aos estudos. No entanto, queremos dar uma boa notícia: com planejamento e alguns ajustes na rotina, é possível conciliar a sua preparação para concurso público com o trabalho. Leia o artigo até o final e confira as nossas dicas.

1. Estude na hora do almoço (desfaça esse bico que eu vi daqui, hein?)

Você quer estudar, mas não tem como parar de trabalhar? Então seja realista! Se você tem duas horas para almoçar, dá para comer em meia hora e aproveitar o tempo restante para fazer questões e ler seus resumos. Mas se prefere “aproveitar” esse tempo vendo as fofocas no Instagram, a escolha é sua (e as consequências também). Ok, vamos negociar esse tempo: 30 minutos para comer, 15 minutos para descansar ou ver besteira e uma hora e 15 para estudar. Que tal? Caso o intervalo seja menor, faça adaptações, pois qualquer minuto estudado é melhor do que nenhum.

2. Aproveite os deslocamentos (se conseguir sentar no busão, lógico)

Quanto tempo dura o seu trajeto de casa para o trabalho? O que você faz durante o percurso? Será que conseguiria estudar durante esse deslocamento? Algumas pessoas (como eu) não conseguem ler em movimento. Mas existem outras alternativas: ouvir ou assistir videoaulas, por exemplo. Mas para isso será preciso redobrar a concentração. Use fones de ouvidos a fim de não atrapalhar ninguém e se feche em sua bolha (é por uma boa causa).

Caso faça o deslocamento de uber, diga: “moço, hoje eu não vou contar minha vida todinha e fazer seu carro de divã, prometo”. E se for dirigindo, coloque podcasts de concurseiros. Já percebeu que, para quem trabalha, todo tempo de estudo é valioso, não é mesmo?

3. Crie uma rotina diária (use a noite para estudar e não para assistir BBB e Pantanal)

Se você só tem tempo de estudar quando chega em casa, então não se sabote, ok? Tire, pelo menos, duas horinhas por dia para se dedicar. A concurseira Wilane Souza é secretária em uma clínica de psicologia e terapia holística. Ela trabalha de segunda a sexta, das 8h às 18h, e afirma que faz malabarismos para conseguir conciliar o trabalho com a preparação para concurso público. “Costumo estudar todos os dias das 20h às 22h, mas algumas vezes não consigo devido ao cansaço, mas faço o que dá. Também estudo nos finais de semana, no ônibus e por aí vai”, conta. Ela diz que o mais atrapalha é o cansaço e o estresse, além do tempo curto.

4. Divida os finais de semana entre estudo, lazer e descanso (você consegue, oremos)

Quem trabalha, infelizmente, precisa abdicar mais os momentos de lazer do que aqueles que só estudam. E é por isso que finais de semana e feriados devem ser aproveitados ao máximo para colocar as matérias em dia. Portanto, faça um planejamento prévio e tente cumpri-lo religiosamente. Dessa forma, você conseguirá dividir o seu tempo entre estudos, lazer e descanso (sim, querido concurseiro, descansar também faz parte do processo).

5. Não leve trabalho para casa (pare de ser workaholic, isso não é nada bom para quem almeja um cargo público)

Se você é daqueles que não saber dizer “não” e acaba acumulando trabalho, só digo uma coisa: pare de se amostrar, pois seu objetivo não é chamar a atenção do seu chefe, mas ser nomeado para um cargo público. 

Busque uma forma de conseguir concluir suas atividades laborais no local de trabalho, pois em casa você precisa estar livre para estudar. Já está de bom tamanho ter que dividir a atenção entre a família e os amigos. Estes podem até ficar disputando um lugar na sua agenda, então não vai inventar de ficar levando trabalho para casa. Essa regra vale ouro e não adianta fugir dela se quiser ter mais tempo para se dedicar aos estudos.

6. Durma bem (escutei daqui você dizendo: como? Ou estudo ou durmo)

Nós aqui do Iap Cursos On-line sabemos que você não tem tempo, que está cansado e estressado. Ok! Mas privação de sono não vai acelerar seu processo de aprendizado. Sendo assim, mesmo que precise trabalhar e estudar, é fundamental que você durma bem. Então, não adianta ficar acordado todos os dias até as 3 horas da madrugada, por exemplo, e no outro dia estar exausto. Isso só vai aumentar mais ainda a sua ansiedade. É por isso que indicamos que você estude nos intervalos de almoço (nem que sejam 15 minutinhos), nos deslocamentos para o trabalho e no final da noite (mas sem exageros). 

7. Evite estudar por milhares de materiais (você não tempo para isso, criatura)

De nada adianta assinar milhares de cursinhos on-line, baixar todos os PDFs que os amigos indicam e ter inúmeros sites de questões se você não vai ter tempo de ver tudo. Mais uma vez: seja realista! Como o seu tempo é reduzido, você precisa escolher bem o seu material e parar de ouvir todas as opiniões (sempre terá alguém dizendo que o material X ou Y é melhor que o seu). Não abandone o que está dando certo para começar tudo de novo, afinal, o seu tempo é dinheiro – literalmente. 

8. Com o edital aberto, participe de aulões e lives de conteúdos específicos

Quando você se antecipa e começa a estudar antes mesmo de o edital abrir, consegue otimizar o seu tempo por meio do planejamento. Mas quando o edital é lançado, bate aquela angústia, não é verdade? Porém, respire fundo e não se desespere, pois a calma vai te fazer pensar melhor e aproveitar todas as oportunidades de aprender e de fixar o conteúdo. Fique sempre atento aos nossos aulões e lives (já segue nosso canal no Youtube? Não? Clique aqui e acompanhe). 

9. Prefira estudar por cursinho on-line (o Iap Cursos On-line tem muitas opções)

A melhor alternativa para quem trabalha e quer se preparar para concurso público é estudar por meio de cursinhos on-line. Isso porque os horários são mais flexíveis, ou melhor, você faz o seu próprio horário. Quando estiver mais disposto, assista a uma maior quantidade de aulas; quando estiver muito cansado, veja somente o que for possível… E assim, vá concluindo todas as disciplinas. 

No Iap Cursos On-line você pode repetir as videoaulas (sabe aquela aula que você cochilou mais do que assistiu? No on-line é possível assisti-la novamente). 

10. Sempre que quiser desistir, lembre-se do porquê começou

O cansaço é o maior inimigo de quem tem uma rotina de trabalho e estudo. Muitas vezes, você vai querer desistir e vai pensar: “isso não é para mim”. Quando o desânimo bater, lembre-se do que te fez começar e imagine-se no futuro: nomeado! 

A estudante Wilane Souza, aquela lá do início que, assim como você, trabalha e estuda, diz o que a motiva a continuar: “a sensação de que uma hora vai dar certo, o sentimento de querer uma qualidade de vida melhor para minha família e para mim”. 

Estaríamos mentindo se disséssemos que é fácil. Não é! Mas com dedicação, planejamento, paciência e altas doses de resiliência é possível. 


Por Camila Rodrigues 

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.