Sonha em vestir a farda da Polícia Militar do Rio Grande do Norte? Então esse artigo é para você

Sonha em vestir a farda da Polícia Militar do Rio Grande do Norte? Então esse artigo é para você

Postado em 14/04/2022

Você que estuda para as carreiras policiais, certamente já decorou as competências das Polícias Militares. Bora… Tempo para lembrar sem colar do material do professor Assis Maia. Não lembrou? Tudo bem, ainda é possível estudar todo o conteúdo, adquirindo nosso curso para soldado da PM do Rio Grande do Norte, certame previsto para 2022. E é justamente sobre isso que vamos tratar no artigo de hoje.

Mas só para você não ter que sair daqui e ir na Constituição Federal, saiba que, de acordo com o capítulo 3 da CF de 88 – que trata da Segurança Pública –, às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública (agora, por favor, escreve isso num post it para jamais esquecer, ok?).

Buscando inspiração? Conheça a história de superação de uma Pfem (policial feminina para quem não conhece a linguagem) que nunca desistiu do seu objetivo

Quem decorou as atribuições da PM e mais um pouco, garantindo assim uma vaga no último concurso, realizado em 2018, foi Anelisa Diógenes. Porém, no caso dela, os desafios não se restringiram apenas aos estudos: a parte física foi o seu maior obstáculo. “Eu sempre admirei essa carreira, mas estava bem acima do peso e era muito sedentária. Então achava que não seria para mim”, conta a soldado. 

Ela afirma que a vontade de ser policial surgiu devido à insatisfação com a sua então carreira de analista de sistemas. “Eu ficava no computador durante oito horas por dia, ou seja, não é uma atividade dinâmica, então eu não estava satisfeita com essa rotina. Queria muito trabalhar com algo que tivesse mais movimento, que eu pudesse ajudar as pessoas e não tivesse uma rotina em ambiente fechado de escritório”. 

Ao sair do trabalho, Anelisa começou a estudar para o concurso da Polícia Militar da Paraíba, foi aprovada na prova teórica, mas como era de se esperar, reprovou no Teste de Aptidão Física (TAF). “Eu pesava 100 quilos na época. Com essa reprovação, estabeleci a meta de me preparar fisicamente para passar no próximo concurso, que seria o da PM-RN. Acabei sendo convocada para o TAF daqui do meu estado e iniciei uma batalha para perder peso e treinar”. 

Foi então que ela começou a se preparar e mudou os hábitos alimentares. Perdeu 30 quilos! Ótimo, né? Só que não… Ela acabou lesionando o joelho. “O pior aconteceu: passei por uma cirurgia três meses antes do TAF da PM-RN. Eu me desesperei. Entretanto, a minha vontade de passar era tão imensa que voltei a correr 15 dias depois do procedimento (não indico, mas eu precisava). Sempre ia à fisioterapia depois de correr na esteira. Várias pessoas me desestimularam e eu até entendia, pois a maioria achava que eu iria me frustrar mais uma vez”.

Contrariando todas as perspectivas, Anelisa iniciou o seu curso de formação no dia 4 de janeiro de 2021 e hoje ela faz parte do quadro de soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte! Aliás, o dia 4 de janeiro tem muita história nessa instituição. Mas isso a gente te conta no próximo tópico.

Saiba um pouco mais sobre a nossa PM

4 de janeiro de 1991: dia em que foi instituída, por Lei Complementar, a organização básica da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte. Contudo, a criação da nossa PM ocorreu bem antes, em 27 de junho de 1834. Mas foi somente em 1947 que recebeu esta denominação, antes disso já havia sido chamada de Corpo de Polícia da Província, Corpo Militar de Segurança, Força Pública Militar, entre outras nomenclaturas. Ah, e tem uma curiosidade histórica: o batismo de fogo da instituição foi realizado em dezembro de 1840, na antiga Vila Nova da Princesa, atual cidade de Assú.

De acordo com os dados de sua página oficial, a PMRN conta atualmente com um efetivo de 9.500 homens e mulheres, entre elas está Anelisa Diógenes. “Eu estou muito feliz em fazer parte da Gloriosa. Era tudo o que eu imaginava mesmo”, revela. Ela trabalha na Rádio Patrulha, atuando nas ocorrências e em abordagens, principalmente de mulheres. 

Mas vocês sabiam que até pouco tempo, somente os homens podiam fazer parte da instituição? Foi apenas na década de 1980 que a Polícia Militar incorporou as primeiras oficiais femininas, precursoras na ativação da Companhia Feminina de Polícia no Estado.

Quer fazer parte da Gloriosa? Comece a se preparar agora com o IAP Cursos On-line

Não é novidade que há uma grande expectativa para a realização de um novo concurso público para soldado da PM do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra reafirmou essa previsão em março deste ano, sendo assim, onde há fumaça há fogo. Então, quem sonha em vestir a farda dessa instituição deverá começar a se preparar agora.

E ainda tem um fato inédito para o certame que está por vir: não haverá mais distinção de vagas entre os sexos. Até o último processo, em 2018, existia uma limitação do número de vagas para mulheres, mas a partir do próximo concurso elas poderão disputar de forma igualitária com os homens, isso porque foi sancionada, ainda em 2021, a Lei Complementar nº683, que reorganizou o efetivo da PM-RN.

“Eu gostaria que mais mulheres ingressassem na Polícia Militar, pois é importante que a gente consiga preencher cada vez mais espaços nessa carreira”, incentiva a praça Anelisa Diógenes.

Mas fiquem atentos a alguns pré-requisitos para ingressar no quadro de Praças Combatentes da Gloriosa:

  • Ter idade máxima de 30 anos (completos até 31 de dezembro do ano da inscrição);
  • Altura mínima de 1,60 m (mulheres) e 1,65 (homens);
  • Graduação de Nível Superior (bacharelado ou licenciatura);
  • Habilitação para condução de veículo automotor, no mínimo, na Categoria B.

Além disso, é importante conhecer o conteúdo programático cobrado no último certame para poder iniciar a preparação. Em 2018, os candidatos estudaram as seguintes disciplinas: Português, Raciocínio Lógico e Matemática, Geografia do Brasil e do RN, Direito Constitucional, Direito Penal Militar, Direito Penal, Legislação Extravagante, Informática e Legislação Específica da Polícia Militar.

Os candidatos aprovados na prova objetiva deverão passar por outras etapas, tais como teste físico, avaliação psicológica e exames médicos. Ao final, os convocados são preparados em um curso de formação para só então começar a exercer suas atividades.

A previsão é de que haja, pelo menos, 800 vagas nesse novo concurso e uma delas pode ser sua. Para aumentar suas chances, conheça o nosso pacote para esse concurso e inicie agora mesmo a sua preparação!

Fique atento, pois no próximo artigo falaremos sobre as perspectivas para o concurso de Professores do Rio Grande do Norte.


Por Camila Rodrigues

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.