Já pensou na roupa que vai usar no dia da sua posse na Assembleia Legislativa do RN? Com a escolha da banca, o edital está cada vez mais perto de ser publicado

Já pensou na roupa que vai usar no dia da sua posse na Assembleia Legislativa do RN? Com a escolha da banca, o edital está cada vez mais perto de ser publicado

Postado em 28/04/2022

Qual a notícia de milhões das últimas semanas?

a) teve carnaval fora de época na Sapucaí

b) vai ter São João no nordeste

c) Assembleia Legislativa do RN definiu a banca organizadora do próximo concurso


Quem respondeu a letra “b” acertou… Não, ops… É brincadeira (se você gosta de uma boa festa junina vai compreender). Piadas à parte, a divulgação do Instituto AOCP como banca do certame da AL-RN movimentou o mundo dos concursos, afinal, tem muita gente sonhando com um cargo público neste órgão. E está mais perto do que a gente imagina, hein? Nós estamos avisando faz tempo: estude!

Amanda Miranda é técnica legislativa e conta um pouco como foi a sua preparação para  a seleção realizada em 2013. “Eu não estava trabalhando e contava com um apoio familiar que me proporcionava conforto e segurança para o período de estudos. Sei que essa é uma posição privilegiada que auxilia, mas não determina a aprovação em nenhum certame. Não criei horários de estudo nem separei disciplinas por dias da semana, pois não sei estudar assim. Meu critério era a dificuldade em cada assunto e eu percebia isso quando fazia questões. Posso afirmar que o meu método de estudo foi a repetição, afinal, eu relia várias vezes as matérias que tinha mais dificuldade e fazia todos os exercícios novamente”, detalha.

De acordo com o termo de referência serão ofertadas 47 vagas, distribuídas entre os cargos de técnico e analista. Mas se tem algo com o qual você não precisa se preocupar é com a concorrência. “Nessa corrida, muita coisa pode nos jogar para baixo e é preciso proteger o nosso bem-estar emocional. Lembro-me de contar a alguém que faria a prova. A pessoa riu e me disse que era um concurso de cartas marcadas. Meu pensamento foi: ‘eu espero que eles não marquem todas’”, brinca Amanda. “Apenas segui firme nos estudos”, completa.

Em qualquer concurso público, o maior desafio é vencer a procrastinação e usar o seu tempo da melhor forma possível, sem se preocupar com os concorrentes. Você só precisa de uma vaga mesmo, não é verdade? “O foco deve estar apenas em fazer a sua parte, não importa o outro. Se você já está dando o seu máximo, pouco importa o vizinho, já é o seu máximo”, comenta Amanda Miranda.

A seguir, responderemos as principais dúvidas sobre o tão esperado Concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Quando sai o edital?

Com a divulgação da AOCP, a expectativa é que em 30 dias seja lançado o tão esperado edital. Com isso, basta fazer as apostas para a realização da prova: junho, julho, agosto? É melhor não pagar para ver e iniciar a preparação desde agora (aqui no IAP Cursos On-Line temos opções que cabem em todos os bolsos e gostos).

O que cai na prova?

Seja para analista ou para técnico, o candidato deverá estudar Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, História do RN e Regimento Interno do órgão. Além dessas, haverá também questões de conhecimentos específicos para cada cargo (eu ouvi um sonoro “amém” daqueles estudantes que não gostam de Informática? Pois é, pelo menos no termo de referência essa matéria não está na lista de conhecimentos gerais).

Como serão distribuídas as vagas?

Ok, já sabemos que, provavelmente, haverá 47 vagas para a Assembleia Legislativa do RN. Mas como elas estão distribuídas? Conforme o termo de referência serão 24 para analistas e 23 para técnicos. Dentre os analistas, haverá vagas destinadas para candidatos formados em qualquer nível superior (10 vagas), bem como em Administração, Arquitetura, Contabilidade, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Medicina e Tecnologia da Informação. Já para concorrer ao cargo de técnico legislativo, o candidato deverá ter Ensino Médio completo (13 vagas), além de cursos profissionalizantes em Contabilidade, Edificações e Tecnologia de Sistemas (demais vagas).

Amanda Miranda é técnica legislativa em apoio administrativo e afirma que a sua rotina de trabalho é prazerosa, principalmente, devido à equipe. “Eu realmente me identifico com o meu setor, equipe e atribuições. Existe hierarquia, coordenação e chefias, mas o tempo todo temos espaço para sugestões. O clima no meu ambiente de trabalho é muito saudável e existe confiança entre os funcionários”, relata.

Atualmente, ela está na Coordenadoria de Remuneração e Benefícios. No entanto, desenvolve também outros projetos dentro do órgão. “Sou membro da Comissão de Gestão de Carreiras, sendo assim, ajudo a acompanhar os processos de evolução funcional dos servidores efetivos da Casa”.

Qual a remuneração?

Huuum, chegou a hora que todo mundo quer saber: o famoso “faz-me rir”. O concurseiro pode até não ler o edital completo, mas a remuneração ele sabe. Estou mentindo? Sendo assim, este é um fator bastante atraente para quem almeja um cargo no Legislativo do nosso estado: são cerca de R$ 6 mil para os técnicos e de R$ 10 mil para os analistas.

Quais os cursos oferecidos pelo IAP On-line?

Agora basta sentar na cadeira e arregaçar as mangas (pode pedir para Deus, mas não esqueça de fazer a sua parte também). Veja todos os cursos que temos disponíveis e escolha um que se encaixe no seu perfil:

- Turma base (66 horas) + Turma avançada (28 horas): trata-se de um pacote que engloba dois cursos diferentes, uma é a turma base teórica com garantia de atualização pós-edital e o outro é a turma avançada direcionada para questões;

- Curso base de Português + Isolado AOCP: é um combo com cursos ministrados em sala de aula, sendo 24 horas/aula de Português e 8 horas/aula de questões da banca AOCP;

- Turma base de teoria e questões: são 132 videoaulas de um curso completo ministrado em sala de aula e disponibilizado aqui no on-line; abrange todo o conteúdo previsto para o certame: português, raciocínio lógico, lei 122/94, regimento interno, história e geografia do RN, bem como Constituição do Estado;

- Regimento Interno e Constituição do RN: este é um pacote especial para quem já vem se preparando para concursos públicos, mas precisa começar a focar nos conhecimentos mais específicos da Assembleia; são 40 videoaulas sobre o regimento interno do órgão e a Constituição Estadual;

- Isolado de História do RN: este curso é ideal para você que deseja revisar ou estudar do zero os principais tópicos da História do RN para concursos; além da teoria, tem também questões sobre o assunto;

- Combo Ultimate: este é um pacote completo que engloba turma teórica, turma avançada de questões, ciclo de aulões, isolados e mentoria (12 videoaulas com dicas de como se preparar para este concurso); os alunos da AL-RN ultimate não precisarão se preocupar em relação às possíveis modificações que o edital possa apresentar, pois este curso oferece garantia de atualização no pós-edital.

Para saber mais, entre com contato com os nossos atendentes do IAP Curso On-line. (botão do WhatsApp no canto inferior direito)

E agora? Tá esperando o que para começar a estudar e lutar pelo seu objetivo?

Agora que você já sabe todos os detalhes do concurso da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, não tem mais desculpas para ficar adiando o início da sua preparação. Portanto, nada de pensar na concorrência ou na falta de tempo, apenas inicie o seu projeto e faça acontecer.

“Você terá dias ruins no processo, vai brigar com alguém, vai se sentir incapaz de chegar lá. Mas apenas sente e estude, pois a sensação de ter conseguido cumprir a sua meta naquele dia vai te dar ânimo para o dia seguinte. E lembre-se de duas coisinhas: a primeira é que só acaba quando termina e a segunda é que matéria difícil é aquela que você não sabe e é só isso, portanto, dedique-se um pouco mais a ela e veja a coisa fluir. Vai dar certo”, aconselha a técnica legislativa Amanda Miranda.


Por Camila Rodrigues

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.