Desde 2010 sem fazer seleção de servidores, o Detran-RN prepara um novo certame cheio de oportunidades

Desde 2010 sem fazer seleção de servidores, o Detran-RN prepara um novo certame cheio de oportunidades

Postado em 05/05/2022

Quem disse que não teríamos mais concurso errou feio, errou rude. Desde 2010 sem fazer seleção de servidores, o Detran-RN prepara um novo certame cheio de oportunidades para os concurseiros de plantão

Jari, Renavam, vistoria, CNH e CRLV… Esses são apenas alguns dos termos e siglas que você terá que se familiarizar quando entrar em exercício no Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN). Sim, querido concurseiro, já comece a se imaginar servidor público, pois, além de estudar, você tem que manter o pensamento positivo de que vai conseguir uma vaga no próximo concurso realizado pelo órgão que, segundo a governadora Fátima Bezerra, ocorrerá ainda este ano. Quer saber um pouco mais sobre o certame? Então leia este artigo até o final!

Quais os cargos previstos?

O que se sabe é que a comissão organizadora já está formada e que, provavelmente, haverá vagas para assessores técnicos (nível superior), assistentes técnicos (nível médio ou nível médio + profissionalizante) e vistoriadores (nível médio + profissionalizante).

No último certame, realizado em 2010, o edital apontava 285 vagas no total e quem conquistou uma delas foi Luiz Carlos Oliveira. Atuando como assistente administrativo da autarquia desde 2013, Luiz Carlos assumiu a presidência da Comissão Permanente de Sindicância e Inquéritos há apenas dois meses. “O trabalho dessa comissão é apurar irregularidades dentro do exercício laboral no órgão, ou seja, nós averiguamos denúncias a respeito dos próprios servidores”, explica.

Um estudo da comissão apontou a necessidade de cerca de 470 vagas para a seleção de 2022. Portanto, é uma ótima oportunidade para quem busca a tão sonhada estabilidade.

O que estudar?

No concurso de 2010, os candidatos precisaram estudar Língua Portuguesa, Informática, Questões Técnicas (para cada cargo específico), Legislação de Trânsito e Conhecimentos Gerais (política, economia, educação, tecnologia, entre outros saberes). Certamente teremos um conteúdo semelhante este ano. Sendo assim, é fundamental que você comece a se preparar antes mesmo do edital, pois o conteúdo é extenso (já viu o tamanho do Código de Trânsito Brasileiro?). E foi essa a estratégia utilizada pelo servidor Luiz Carlos. “Comecei a estudar em 2009, antes mesmo da publicação do edital, quando havia apenas rumores. Eu trabalhava na iniciativa privada no horário comercial e à noite cursava Ciências da Religião na UERN. Mesmo assim, incluía os estudos para este concurso na minha rotina. Quando saiu o edital do Detran, eu fiz novamente um cursinho preparatório”, conta.

Aliás, além de foco e determinação, Luiz Carlos acrescentou uma grande dose de coragem durante a sua preparação. Faltando pouco mais de um mês para a prova, ele tomou uma decisão que, para muitos, foi bastante arriscada. “Eu sabia que precisava me dedicar um pouco mais na reta final, intensificando os estudos. E foi aí que fiz uma escolha: pedi demissão do trabalho”. E o que vocês acham que aconteceu? Ele responde: “acabei sendo aprovado tanto no concurso do Detran como no vestibular da UFRN, para o curso de Jornalismo”.

Ele fala um pouco sobre como era a sua rotina de estudos. “Sou muito diurno, sempre gostei de acordar cedo. Sendo assim, começava a estudar por volta das 5 horas e seguia até umas 9h30. Depois eu descansava e fazia outras coisas. Caso tivesse disposição, voltava a ver algum conteúdo à noite. No meu caso, eu sempre rendia muito nas primeiras horas da manhã, mas cada pessoa é diferente. Mas, em todo caso, é essencial ter uma rotina definida e organizada”, aconselha. “Na verdade, desde 2008, quando eu completei 18 anos, que me preparo para concurso. O primeiro que fiz foi para técnico da UFRN e não fui aprovado. Depois continuei fazendo outros. Eu já tinha uma rotina de concurseiro, então consegui formar uma base boa de Direito. Acabei tomando tanto gosto por essa área que atualmente estou fazendo faculdade de Direito”, conta.

Sobre o Detran

Se você chegou até aqui é porque está interessado em fazer este concurso, não é mesmo? Sendo assim, que tal conhecer um pouco mais sobre a autarquia? (Não vou explicar o que é autarquia, hein? Isso você aprende estudando Direito Administrativo com os nossos professores).

De acordo com a página oficial do órgão, o Detran-RN foi fundado, por meio de decreto, em 3 de janeiro de 1927. Em 17 de dezembro de 1959, foi transformado em Inspetoria de Trânsito. Mas foi no ano de 1977 que passou a ser uma autarquia vinculada à Secretaria de Segurança Pública. Entre as atribuições, estão cumprir e fazer cumprir as normas de trânsito, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores, vistoriar e inspecionar os veículos, implementar medidas da Política Nacional de Trânsito e do Programa Nacional de Trânsito, entre outras.

“Eu gosto muito do trabalho que desenvolvo no Detran. Já exerci diversas funções, entre elas a chefia do setor de cassação e suspensão de CNH. Atualmente, não trabalho diretamente com o público, mas continuo com o sentimento de que exerço uma atividade relevante para a sociedade, afinal, uma das funções do órgão é manter um trânsito seguro para as pessoas”, relata Luiz Carlos Oliveira.

Aliás, a missão oficial desta autarquia estadual é oferecer serviços com qualidade, efetividade e responsabilidade nas áreas de educação, fiscalização, registro de veículos e de condutores, propiciando condições adequadas para um trânsito mais humano.

E aí? Vai perder essa oportunidade?

Agora que você já sabe que o concurso do Detran-RN está batendo na porta, está na hora de tomar uma decisão: começar a estudar ou deixar passar mais uma boa oportunidade. Para ajudar na sua preparação, o IAP Cursos On-line montou um curso base pré-edital. São mais de 132 videoaulas mais um material complementar em PDF com todas as disciplinas básicas previstas: português, informática, legislação de trânsito e conhecimentos gerais.

Se assim como Luiz Carlos, você também tem o sonho de ser nomeado servidor público do Estado do RN, a hora de começar é agora. “Procure manter uma rotina minimamente organizada. E lembre-se daquela máxima que diz que você não deve estudar para passar, mas até passar”, aconselha o concursado.

Confira o nosso curso preparatório: 


Por Camila Rodrigues

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.