Você costuma procrastinar nos estudos? Conversamos com uma psicóloga sobre este assunto!

Você costuma procrastinar nos estudos? Conversamos com uma psicóloga sobre este assunto!

Postado em 12/05/2022

Não deixe para segunda-feira o estudo da matéria acumulada que você pode colocar em dia hoje!


Concurseiro, chegou a hora de batermos um papo sobre procrastinação. Vamos colocar este elefante na sala e vencer de vez essa mania de deixar os estudos para depois? Afinal, o seu sonho tem pressa para ser realizado!

Segunda-feira, 8 horas: você senta, organiza suas canetas e seu caderno, liga o notebook, abre o seu cronograma de estudos e pensa: esta semana eu vou cumprir tudo direitinho e colocar as revisões atrasadas em dia. Mas antes de começar você levanta para beber água e acaba desbloqueando o celular para ver as notificações. Quando menos espera, já são 11 horas. Ihhh… Agora é preciso fazer o almoço… Depois de comer vai dar “só um cochilinho”. Acorda e já são 15 horas… “Huuuum, preciso tomar um cafezinho”. Tudo bem, às 16 horas você começa a estudar. 


Essa mania que nós, concurseiros, temos de ficar adiando o cumprimento da nossa rotina de estudos é um sintoma da procrastinação. Convidamos a psicóloga Bruna Marques, especializada em Neuropsicologia, para falar um pouquinho sobre este assunto.

1. IAP Cursos On-line: o que é procrastinação?

Bruna: Basicamente, procrastinar é deixar algo para depois. Mas não é só isso, pois nós até podemos deixar algo para depois, a depender das nossas prioridades. Portanto, procrastinar é adiar as tarefas por sentir desconforto em realizá-las, trazendo, dessa forma, prejuízo em algum campo da vida, seja pessoal ou profissional.

2. IAP Cursos On-line: o que leva alguém a procrastinar?

Bruna: A pergunta de milhões! Uma pessoa pode procrastinar por vários motivos: por estar cansada, desmotivada, com medo da dificuldade (ou até mesmo de errar), por ser a tarefa algo nunca feito antes, dentre várias outras causas. Porém, caso a procrastinação esteja atrapalhando muito a sua vida e a realização dos seus objetivos, é preciso ir além e investigar se isso está acontecendo em decorrência de ansiedade ou de alguma outra causa, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

3. IAP Cursos On-line: por que a procrastinação costuma ser confundida com preguiça?

Bruna: Como procrastinar é deixar para depois, então há essa falsa impressão de que a pessoa que procrastina é desinteressada. É preciso observar antes de apontar alguém como preguiçoso ou de se culpar, pois, como já foi explicitado, existem vários motivos que podem levar uma pessoa a ficar adiando o que é preciso ser feito.

4. IAP Cursos On-line: algumas vezes, as pessoas tendem a alternar entre períodos de muita produtividade e outros de intensa procrastinação. Por que isso acontece?

Bruna: Talvez – e isso é muito comum – a pessoa encontre barreiras na parte chata do trabalho/tarefa (todos têm a parte chata). Pode ser também a interpretação sobre a recompensa da tarefa realizada, no nível de dopamina produzida para impulsionar essa produtividade. A dopamina é um neurotransmissor que atua, entre outras coisas, sobre a emoção e a atenção, estando relacionada ao humor e ao prazer. Ou seja, pode ser que o procrastinador não vislumbre uma recompensa positiva ao fazer determinada tarefa ou que aquela atividade específica não seja algo tão prazeroso. Pessoas com TDAH, por exemplo, têm dificuldade em calcular custos e benefícios de uma atividade devido à redução da dopamina tônica no córtex pré-frontal.

5. IAP Cursos On-line: Muitos concurseiros reclamam que, quando não há edital publicado, acabam procrastinando nos estudos. Existe alguma técnica (ou técnicas) para driblar esse problema?

Bruna: Talvez, muitos concurseiros percebam a abertura do edital como o impulso para iniciar os estudos. Sem perspectiva de aprovação (que é a recompensa pelos estudos), eles acabam ficando sem motivação para estudar. É necessário, portanto, elaborar a recompensa a longo prazo para conseguir manter o ritmo de estudos (com edital aberto ou não, afinal, uma hora o edital sai). Nosso córtex pré-frontal consegue elaborar cenários compensatórios daquela tarefa – que pode ser a aprovação, a nomeação ou a mudança de vida – e isso pode ajudar na motivação e, consequentemente, na constância dos estudos. 

6. IAP Cursos On-line: alguns concurseiros precisam conciliar o trabalho com o estudo e, assim, acabam deixando a desejar em uma dessas tarefas. O que fazer para equilibrar isso?

Bruna: Organização! Procure elencar prioridades e ser intencional em suas ações. Como assim? É fundamental que você possa se comprometer consigo mesmo (lembre-se da recompensa no final da jornada). Além disso, busque realizar as atividades que precisam ser feitas, sejam elas boas ou não tão boas assim (que tal começar por essas últimas para se livrar logo delas?). Além disso, esteja consciente de que, a partir do momento em que você decide estudar para passar em um concurso, deverá, certamente, ter algumas privações ao longo do caminho, como a diminuição da vida social, por exemplo. Apenas avalie se a recompensa compensa algumas dificuldades do processo. 

7. IAP Cursos On-line: a família e os amigos podem ajudar nesse processo de “combate” à procrastinação?

Bruna: Com certeza! E como fazer isto? Respeitando o espaço do estudante, compreendendo que a sua tomada de decisão trará alguns sacrifícios: os encontros sociais, por exemplo. Além disso, incentivar os sonhos e celebrar as pequenas conquistas é muito importante. Pequenas ações podem servir de motivação para que o concurseiro mantenha a constância nos estudos, focando no objetivo que é a tão sonhada posse em um cargo público.

Agora que conversamos mais sobre a procrastinação, que tal fazer um quadro de sonhos  e olhar para ele ao menor sinal de que você está deixando os estudos para depois? Lembre-se daquela casa dos sonhos, do carro, da viagem e da família que você quer formar. Pense no sonho de ser pai, de ser mãe (ainda que seja de pet)… E por falar em mãe, imagine o quanto ela ficará feliz com o seu sucesso! E mais que isso, imagine-se lendo o seu nome estampado no Diário Oficial. O coração chega a disparar, não é verdade? 

Mas para viver tudo isto, você precisa, primeiramente, ter foco e trilhar cada passo, afinal, existe um caminho a seguir, um passo a passo composto por leitura, videoaulas, revisões e questões. E no meio disso tudo, provavelmente, você encontrará barreiras. A cada barreira, observe (ou imagine) o seu quadro de sonhos, respire fundo e prossiga. Só não passa quem desiste. Não desista, você também vai conseguir.

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.