Confira dicas de como estudar Constituição do RN e Direitos Humanos

Confira dicas de como estudar Constituição do RN e Direitos Humanos

Postado em 02/06/2022

Dicas de como estudar Constituição do RN para o concurso da Assembleia Legislativa e Direitos Humanos para a Fundase


Olá! Continuamos com a série de artigos sobre o estilo de prova do Instituto AOCP. Inicialmente, os nossos professores deram dicas de como estudar Português e Redação (clique aqui). Já na semana passada, avaliamos os estilos das provas de Informática e Raciocínio Lógico (clique aqui).


No artigo de hoje, conversamos com o professor Assis Maia sobre as provas de Constituição do Rio Grande do Norte, conteúdo previsto para o certame da Assembleia Legislativa do RN, e de Direitos Humanos, disciplina que provavelmente aparecerá no edital da Fundase.


Leia até o final para potencializar ainda mais a sua preparação.


Constituição do RN no edital da Assembleia Legislativa


O mês de junho já chegou com novidades no que diz respeito ao tão aguardado concurso da ALRN. É que o presidente da comissão organizadora anunciou que o edital deverá ser publicado no próximo dia 21 e que as provas, provavelmente, serão realizadas em setembro deste ano.


Entre as disciplinas previstas no conteúdo programático está a Constituição do Estado do Rio Grande do Norte. Ao que tudo indica, quem vai disputar os cargos de nível médio se livrou de ter que decorar o artigo 5º da Constituição Federal, pois este conteúdo só está previsto para os cargos de nível superior. Em compensação, todos os candidatos deverão esmiuçar a nossa lei local para garantir uma vaga no legislativo estadual.


“Dissecar a Constituição é essencial”, afirma o professor Assis Maia. “Não há tanto o que ser tratado nas óticas doutrinária e jurisprudencial. Então o estudo do texto da nossa Lei Maior estadual é importantíssimo”, completa.


Ok, professor, sabemos que precisamos estudar tudo. Mas nós estamos falando de um texto complexo e extenso. Sendo assim, que tal dar algumas dicas sobre os principais assuntos, ou seja, aqueles que têm uma probabilidade maior de estarem na prova?


“Os principais tópicos são os Princípios Fundamentais, Direitos e Garantias Fundamentais, Organização do Estado e dos Poderes. Convertendo isso em artigos, diria que tudo que está contido entre os artigos 1º e o 90-A. Outra coisa importante é priorizar os assuntos oriundos das Emendas Constitucionais 18, 20 e 22, pois estas, certamente, são as mais importantes para a nossa prova”, orienta Assis Maia.


O aluno do Iap já sabe o quão importante é resolver questões, no entanto, quando a disciplina é muito específica, como é o caso da Constituição do RN, há uma grande dificuldade em encontrar material para treinar com exercícios.


“Esse é o maior desafio, quando se trata da Constituição do RN e do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, pois há uma carência absurda de questões. Encontrar materiais autorais de qualidade e fazer suas próprias questões são alternativas para esse problema”, indica o professor.


Diante disso, os professores do Iap Cursos On-line estão sempre elaborando questões autorais para que os nossos alunos possam treinar todo o conteúdo previsto nos editais. Além disso, uma boa dica é elaborar flashcards. É possível fazer cartões físicos ou digitais, pois já existem alguns sites que possibilitam que você elabore seus flashcards e compartilhe com os amigos, como é o caso do QuizLet.


Direitos Humanos: conteúdo previsto no concurso da Fundase


Quem está pensando em se preparar para o concurso da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RN (Fundase) não vai precisar estudar a Constituição do RN, porém, um conteúdo certo é Direitos Humanos.


Sendo assim, é fundamental ler e reler várias vezes a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Mas será que é apenas isso? O professor Assis Maia fala um pouco sobre esta disciplina.


“Eu diria que, além da Declaração, é necessário estudar os Direitos Humanos na Constituição Federal, a Declaração dos Direitos da Criança, as Regras Mínimas das Nações Unidas para a Administração da Justiça da Infância e da Juventude e as Regras das Nações Unidas para a Proteção dos Menores Privados de Liberdade”, explica o professor de Direitos Humanos do Iap Cursos On-line.


Assis Mais enfatiza a importância de resolver questões. “Esgotem todas as questões da AOCP e do Instituto AOCP. Depois disso, façam questões da Cesgranrio, Quadrix e FCC”, orienta.


Venha para o Iap Cursos On-line e garanta sua vaga na ALRN ou na Fundase


Agora que você já sabe que os concursos da Assembleia Legislativa e da Fundase estão cada vez mais próximos, não perca tempo e venha se preparar com a nossa equipe. Somos referência quando o assunto é aprovar! Escolha um de nossos pacotes e siga acompanhando as informações e dicas aqui no Blog do Iap.

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.