Vai fazer o concurso da ALRN? Então confira as nossas dicas sobre História do RN e Regimento Interno

Vai fazer o concurso da ALRN? Então confira as nossas dicas sobre História do RN e Regimento Interno

Postado em 09/06/2022

Vai fazer o concurso da Assembleia Legislativa? Então confira as dicas dos nossos professores para as provas de História do RN e Regimento Interno


Olá, futuro nomeado! Dando continuidade a nossa série de artigos sobre o Instituto AOCP, daremos agora dicas sobre como estudar para as provas de História do Rio Grande do Norte e de Legislação Institucional (Regimento Interno), disciplinas previstas para o concurso da Assembleia Legislativa.


Mas antes de continuar a leitura, clique nos links abaixo para conferir outras dicas sobre a banca organizadora dos concursos da ALRN e da Fundase:


- Português e Redação (clique aqui);

- Informática e RLM (clique aqui);

- Constituição do RN e Direitos Humanos (clique aqui).


Leu os artigos anteriores? Então vamos agora conferir as dicas dos nossos professores Lucas Donato e Anderson Brito.


Estudando História do RN para o concurso da Assembleia Legislativa


Você sabe quando e por que foi construído o Forte dos Reis Magos? E qual a influência dos franceses na colonização das terras potiguares? Qual a nossa participação na Segunda Guerra Mundial? Você sabia que o presidente Café Filho era potiguar? Para responder essas perguntas não precisa ser nenhum Câmara Cascudo, basta assistir as nossas videoaulas para o concurso da Assembleia Legislativa. Além de se preparar, você ainda ampliará seu conhecimento sobre a formação de nosso povo.


Por ser um conteúdo extenso é importante saber o que é mais provável de ser cobrado na prova. O professor Lucas Donato aposta em alguns temas. “Esta orientação será mais precisa após a publicação do edital, mas existem alguns assuntos mais ‘pesados’, tais como conquista da Capitania, holandeses no RN, movimento abolicionista, oligarquias na República Velha e presença dos EUA na 2ª Guerra Mundial”.


Além disso, o professor acredita que as questões sobre história deverão ser bastante objetivas. “O domínio do fato histórico em si tende a fazer diferença”, afirma.


E quanto ao número de questões? Será que podemos acessar a nossa bola de cristal e saber o quantitativo? “Há uma linha de interpretação de que para o cargo de técnico legislativo (apoio administrativo) seriam 10 questões, levando em consideração que são 30 questões da parte geral e que existem três componentes neste bloco. Já para analista, esta quantidade deve ser menor”, informa Lucas Donato.                                                                                                                                                


O professor reforça a importância de treinar a partir da resolução de exercícios. “Na turma base costumo reforçar o domínio teórico da disciplina, embora resolver uma lista de questões seja sempre importante. Na turma avançada, o estudo é mais direcionado por questões”.


Por ser mais difícil encontrar exercícios sobre este assunto, Lucas indica que os candidatos criem grupos de estudos para que eles mesmos possam elaborar simulados para os colegas. “É uma forma de suprir essa escassez”, completa.


Com as nossas dicas, você conseguirá dar um foco maior nos estudos a fim de garantir uma boa pontuação nesta parte do conteúdo programático, afinal, quando o assunto é concurso público, nenhuma disciplina pode ser negligenciada, principalmente quando se trata de uma prova tão aguardada como é a da Assembleia Legislativa do RN.


Estudando o Regimento Interno da ALRN


Para aumentar as suas chances de conseguir uma vaga na Assembleia Legislativa, é preciso estudar todos os detalhes do regimento interno do órgão. Tanto as provas de nível médio quanto as de superior exigirão conhecimento sobre a legislação institucional. A diferença é que, para o cargo de técnico, o conteúdo aparecerá no bloco de Conhecimentos Gerais, e para o de analista estará na parte específica.


O professor Anderson Brito elenca os temas com maior probabilidade de cobrança pelo Instituto AOCP: legislatura; líderes; blocos parlamentares; órgãos, especialmente Mesa, Colégio de Líderes e Comissões; sessões da Assembleia; proposições e regimes de tramitação; deputados.


De acordo com o professor, é fundamental que o estudante faça a leitura da lei seca. “A banca costuma cobrar questões fáceis e medianas, geralmente com a letra da lei”, afirma.


O aluno do Iap Cursos On-line já sabe da importância de fazer revisões e resolver questões (clique aqui e confira dicas sobre como revisar e estudar por questões). Portanto, o mais indicado é fazer seus próprios resumos do regimento interno para revisar depois.


Assim como História do RN, achar questões sobre a legislação institucional da AL não é tarefa fácil. “Uma boa forma de estudo é o aluno criar questões no estilo da banca”, orienta Anderson Brito.


Prepare-se para a Assembleia Legislativa no Iap Cursos On-line


No final de maio, o presidente da comissão organizadora do concurso da ALRN anunciou que o edital será publicado no dia 21 de junho e que a realização das provas deverá acontecer em setembro deste ano.


Sabendo que o certame está se aproximando, nós montamos várias opções de cursos para você. Clique aqui e confira todos os combos que preparamos para você ser aprovado.


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.