DA ABERTURA DE VAGAS À CERIMÔNIA DE POSSE: ENTENDA OS 13 PASSOS DOS CONCURSOS PÚBLICOS

DA ABERTURA DE VAGAS À CERIMÔNIA DE POSSE: ENTENDA OS 13 PASSOS DOS CONCURSOS PÚBLICOS

Postado em 24/10/2019

Quer saber se o concurso do seu interesse está perto de ser publicado? Além disso, quer entender como funcionam os preparativos pra isso acontecer? Neste post, selecionamos o passo a passo para realização dos concursos públicos. Aproveite e confira agora se o seu certame está próximo de ser divulgado!

1. Cadastro de reserva ou abertura de novas vagas
O primeiro passo para um novo concurso ser realizado é a abertura de novas vagas. Como no serviço público municipal, estadual ou federal as aposentadorias são rotineiras, sempre há déficit de pessoas. Entretanto, a chamada de novos servidores só é realizada quando há impacto no funcionamento do órgão. Sendo assim, os tribunais realizam concursos periódicos para formação de um cadastro de reserva.

2. Identificação das vagas
Com as vacâncias atrapalhando o dia a dia no órgão, o próximo passo é a identificação das necessidades. Essa etapa é marcada por estudos internos com o objetivo de identificar carências por cargo e unidade. Essa fase pode ser considerada a mais demorada, já que os órgãos públicos precisam averiguar a situação em várias unidades do país, o que demanda tempo.

3. Pedido das vagas
Quem deseja abrir um concurso público precisa pedir autorização a um órgão superior. Na união, as unidades do poder executivo solicitam as vagas ao Ministério da Economia. Nos estados e municípios, as autorizações costumam ser dadas pela Secretaria do Planejamento e Gestão ou de Administração. Entretanto, órgãos dos poderes legislativo e judiciário têm trâmites diferentes, pois contam com certa autonomia, apesar de alguns tribunais precisarem de aval do Conselho da Justiça Federal.

4. Autorização das vagas
Quando o órgão não tem independência orçamentária, a autorização das vagas é a confirmação de que a seleção vai acontecer. No caso de órgãos do poder executivo federal, o aval acompanha a recomendação de divulgação do edital em até 6 meses, prazo tradicionalmente encurtado; nos estados e municípios, logo após essa autorização, o edital costuma ser divulgado. Se o seu concurso está nesta fase, fique atento!

5. Elaboração da minuta do edital
Mais conhecida como Termo de Referência ou Projeto Básico, a minuta do edital de um concurso nada mais é que um documento com várias informações da seleção. Esses dados são expostos às bancas organizadoras interessadas para que possam apresentar suas propostas. A Minuta do Edital é elaborada para dar início a uma licitação. Mesmo em caso de dispensa de licitação, os órgãos elaboram esse documento para guiar os preparativos do edital.

6. Escolha da banca organizadora
Vencendo uma licitação ou sendo escolhida por dispensa, a seleção da banca é a etapa crucial na preparação de um concurso e na rotina de quem estuda. Com essa apuração, os milhares de candidatos já podem guiar os estudos sabendo o perfil de prova que irá encarar. A definição da banca também significa pouco tempo de estudo, visto que, logo após, o edital costuma ser divulgado. Para o órgão, a escolha da banca organizadora significa proximidade de abertura do concurso.

7. Elaboração do edital
Definida a banca organizadora e assinado o contrato entre as partes, o órgão e a instituição escolhida irão se reunir para elaborar o edital. Essa fase, normalmente, dura menos de um mês, pois a minuta do edital preparada antes é a base para o documento definitivo.

8. Divulgação do edital
Este é o momento de o candidato ler atentamente o edital, principalmente o cronograma, planejar os estudos e guiar sua preparação pelo programa oficial das provas. Para mais dicas, veja o post “Como ler o edital” publicado anteriormente neste blog.

9. Abertura das inscrições
Após meses de preparação, dedicação e renúncia. O candidato não pode esquecer de realizar sua inscrição no concurso e, acredite, isso acontece! Fique atento! Na inscrição inclui: o cadastro no site da organizadora, pagamento da taxa (caso não seja isento) e acompanhamento da homologação da inscrição.

10. As provas
Depois da divulgação do edital, o segundo dia mais aguardado é o dia da prova. Todos os seus estudos serão avaliados nesse exame. É hora de controlar o nervosismo e buscar tranquilidade para ter um bom desempenho.

11. Homologação
A homologação do concurso por parte do órgão é fundamental para que as contratações sejam realizadas. Essa homologação corresponde à validação do resultado do concurso e também significa proximidade de contratação dos classificados, já que o início das contratações costumam ser imediatas.

12. Nomeação
A nomeação dos aprovados é um dia marcante pra quem conquistou a aprovação e costuma sair no Diário Oficial. Aproveite seu momento e comemore essa grande conquista!

13. Posse
Após ser nomeado, realizar exames médicos, apresentar documentos e comparecer à cerimônia de posse são os próximos passos. Sendo assim, chega o momento do concurseiro virar concursado!
Por fim, estes são os principais passos para a realização de um concurso público. Tendo em vista todas essas informações, agora é possível você saber qual o próximo passo para a realização do seu certame. Aproveita e vem conferir os concursos previstos para o ano que vem e já inicia sua preparação a partir de agora!]


Escrito por: Diana Santos

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.