Qual a diferença entre redação e redação oficial?

Qual a diferença entre redação e redação oficial?

Postado em 02/07/2020

Na hora de estudar para concursos ou se matricular em um curso, muitos concurseiros têm a mesma dúvida: qual a diferença entre redação e redação oficial?

Redação
A redação é parte mais importante dos concursos e uma forma determinante das bancas avaliarem um candidato. A redação solicita o desenvolvimento de textos em vários formatos como por exemplo, carta argumentativa, texto expositivo, dissertação argumentativa, entre outros. O objetivo é convencer os examinadores de seu posicionamento usando uma linguagem clara, objetiva e impessoal. Na maioria dos exames essas dissertações devem ser escritas de 20 a 30 linhas, utilizando o registro formal da língua.

Redação Oficial
A Redação Oficial tem esse nome mas na verdade não há produção de texto. Esse tema se refere ao Manual de Redação Oficial, um conjunto de normas utilizadas pelo Poder Público para padronizar os protocolos e redigir documentos referentes à esfera administrativa. Geralmente são cobradas de três a cinco questões objetivas sobre as regras utilizadas na escrita de ofícios e memorandos.

A Redação Oficial é a maneira pela qual os órgãos públicos redigem atos normativos e comunicações e geralmente está presente nos editais cujas seleções são para cargos administrativos, de escriturário e de escrivão.

Agora para te ajudar a estudar e tirar todas as suas dúvidas, não tem erro. Conte com a equipe do IAP Online!
Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.