Como fazer um concurso público de graça?

Como fazer um concurso público de graça?

Postado em 02/12/2020

Quem faz concursos públicos busca estabilidade e principalmente, uma boa remuneração. Não são poucas as histórias de pessoas que vinham de origens humildes e conseguiram mudar de vida através da conquista de cargos públicos. 


Porém, muitas dessas pessoas acabavam não ter dinheiro para pagar de inscrição do certame, sendo um dinheiro que faria toda a diferença nas despesas do mês. É aí que entra a isenção das taxas de inscrição. Então, quem é que pode solicitar esse recurso? 


O que é a taxa de inscrição e para que serve?

Essa taxa tem como objetivo cobrir os gastos da organização como elaboração da prova, pagamento dos fiscais, e outras despesas, e ao mesmo tempo gerar lucros para que ela possa continuar prestando seus serviços.


Quem pode solicitar isenção de taxa de inscrição em concurso? 

Existem alguns grupos de pessoas que podem solicitar a isenção da taxa. São eles:

  1. Pessoas de baixa renda (renda de até dois salários mínimos)

  2. Inscritos no Cadastro Único 

  3. Doadores de sangue

  4. Doadores de medula óssea

  5. Agente ou comissários de proteção da infância e juventude 

  6. Cidadãos convocados em eleições

  7. Desempregados 


Sabia que existe a isenção parcial? 

Também existem certames que em vez de oferecerem a isenção total, ofertam 25%, 50% ou até 75% do valor integral. Esse tipo de informação estará presente no edital de abertura do concurso.


Como pedir a taxa de isenção?

Solicitar esse benefício varia de acordo com cada concurso, por isso é muito importante ler o edital do concurso com bastante atenção. Alguns solicitarão que documentos que comprovem a situação do candidato sejam anexados e enviados via e-mail, outros disponibilizam a opção de anexo online, enquanto alguns pedem para tudo ser enviado via correios. Ainda existem os que só aceitam que os papeis comprobatórios sejam entregues pessoalmente em um endereço físico. 


O meu pedido foi negado. E agora? 

Calma! Pode acontecer que o seu pedido de isenção seja negado. Entre os motivos mais comuns estão a falta de documentos ou dados e o não cumprimento de prazos. É possível entrar com um recurso perante a organização do concurso. A forma de se requerer essa revisão está descrita no edital e varia para cada certame. 


Vai fazer um concurso público? O IAP Online tem vários cursos para os principais certames do país com preços especiais para você aumentar as suas chances de aprovação. Acesse o nosso site e confira!



Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.