Audiência do SINTE-RN com a SEEC em 19/01/2023

Audiência do SINTE-RN com a SEEC em 19/01/2023

Postado em 20/01/2023

O SINTE-RN reafirmou a obrigação de cumprir o acordo e que não abrirá mão do reajuste. O governo garantiu que cumprirá o acordo e que implantaram o reajuste. Disse ainda que mesmo se iniciado em fevereiro não ultrapassará o prazo máximo estipulado pra última parcela. Disse também que nos primeiros dias de fevereiro apresenta impacto e proposta para o reajuste.


Reajuste Salarial

Governo garantiu que o piso será implantado! Mas destacou que a queda do ICMS acabou com o caixa do Estado e por isso é necessário esperar o fechamento do mês para assumir qualquer compromisso novo. No início de fevereiro será realizada nova audiência para apresentar a proposta de pagamento do reajuste e o respectivo impacto financeiro. Considerando o já conhecido processo burocrático, o Sindicato adiantou que espera o pagamento para no máximo março, com retroativo a janeiro e fevereiro.


Retroativo 2022

Passou a proposta do Sinte-RN de início do pagamento já em fevereiro. O cálculo do impacto financeiro para pagamento é de R$430 milhões. Segundo o acordo de greve, a quantidade de parcelas pode aumentar se o montante necessário para pagamento da parcela mensal for maior que 2,5% da receita corrente líquida do Estado naquele mês. O total da receita de janeiro será conhecido apenas no dia 31. Se for maior que 2,5%, a forma de parcelamento será rediscutida.


Terço de Férias

O governo tinha a intenção de pagar de 45 dias já no final de janeiro. Mas em função da arrecadação e das outras demandas financeiras da categoria, será pago em janeiro a parcela aos 30 dias e em junho a parcela relativa aos 15 dias. O SINTE-RN se sente contemplado com a proposta e comemora a conquista que se deu pela via judicial e que o governo não recorreu, permitindo a categoria mais cedo no bolso este ganho.


Plano dos Funcionários

O SINTE-RN ressaltou que não se pode protelar mais o Plano de Carreira dos Funcionários, já que existe toda uma base legal que ampara a proposta de carreira destes servidores. O Governo acatou a cobrança para a retomada da discussão. O Sindicato quer ainda a apresentação do impacto financeiro para finalização dos trabalhos e o encaminhamento da proposta para a Assembleia Legislativa.


Porte das Escolas

As leis do porte de escola e da escola de tempo integral serão encaminhadas para apreciação definitiva da Assembleia Legislativa, já na abertura do ano legislativo. 


Concurso

A SEEC está formando uma comissão que discutirá o edital. Segundo informou a Secretária Socorro Batista, está sendo feito o levantamento das necessidades e na próxima semana DIRECs se reunirão para avaliar a demanda.


Fonte: SINTE-RN

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.