Simulado: fazer ou não fazer? 

Simulado: fazer ou não fazer? 

Postado em 14/05/2021

Essa é uma questão que divide alguns concurseiros, principalmente entre os que estão começando agora e os mais experientes. Mas, antes de responder essa pergunta, é bom a gente se perguntar sobre o cerne da questão: afinal, como o ser humano aprende? 


A resposta rápida é: a partir da combinação de diversos estímulos!  Todo mundo já ouviu falar que o lado esquerdo do cérebro é a razão e o lado direito é a emoção; pois bem, em termos práticos, um é responsável por ler, ouvir, falar, observar; o outro, respectivamente, é responsável por "analisar" e "praticar" o que foi absorvido pelo outro. E é assim que aprendemos. 


Por exemplo, João quer aprender a tocar violão. Pra isso, ele estuda o que são as notas musicais. Lê e ouve; porém, isso não é o suficiente, logo, ele pega o seu violão e começa a praticar, ativando assim as duas partes do cérebro. 


"Desse modo, quando você combina diversos estímulos, o cérebro aprende, já que quando ambos os hemisférios (direito e esquerdo) estão em sintonia, o raciocínio e a memorização são favorecidos, fechando o ciclo do aprendizado."


Além disso, William Glasser, criador da pirâmide de aprendizagem, é enfático ao falar que metodologias passivas (ler e escutar) trazem menos resultados do que metodologias ativas e interativas (discutir, ensinar a outra pessoa, realizar exercícios, etc.) porque não são suficientes para ativas as duas partes do cérebro, logo, não estimula a absorção de conhecimento. 


Glasser inclusive dividiu em porcentagens a assimilação de informação: 


Ler – 10%

Ouvir – 20%

Observar – 30%

Ver e ouvir – 50%

Debatendo com os outros 70%

Fazer – 80%

Ensinar aos outros – 95%


Agora, voltando pra questão do simulado, fica mais claro perceber que, sim, é importante fazer porque ativa outras partes do seu cérebro e pode, sim, te ajudar a ficar mais preparado, mas, por outro lado, ele sozinho não faz muita diferença se você não realiza as outras atividades: estudar em casa, assistir aulas, discutir com professores e colegas. Tudo isso faz parte de um todo e, só quem consegue realizar é quem recebe, ao final, a tão sonhada APROVAÇÃO em um concurso público. 


* * *


Já que estamos falando de simulado, se você está estudando e quer aprender ainda mais, dia 14 de maio (sexta-feira), estaremos com as inscrições abertas para o SIMULADO UFRN!


Garanta já a sua aprovação! 


Acesse aqui e faça já a sua inscrição: https://conteudo.iapcursosonline.com/ufrn-simulado-inscricao

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.