Você conhece o seu perfil comportamental?

Você conhece o seu perfil comportamental?

Postado em 24/06/2021

Você conhece o seu perfil comportamental? 

Vem entender como isso pode afetar diretamente nos seus estudos! 

As pessoas são diferentes umas das outras, isso não é informação nova para ninguém, mas você sabia que as pessoas se encaixam em diferentes perfis comportamentais?

Além de ser uma ferramenta maravilhosa para melhorar nossa relação com os outros, também é ideal para entender como nós funcionamos em diferentes áreas da nossa vida, principalmente na de estudos e carreira. 

Você já deve ter passado por uma situação onde teve que explicar seus pontos fracos e fortes, mas não sabia exatamente o que falar, não é mesmo? 

(E todo mundo sabe que seu ponto fraco não é só o “perfeccionismo” rs) 

Te convido agora a participar de uma jornada de autoconhecimento... 

Vamos começar pelo básico. O que é perfil comportamental? 

É uma classificação comportamental que categoriza as pessoas de acordo com as suas características e o modo que essas pessoas reagem a diferentes situações.

Ao mapear o seu perfil, você vai descobrir em qual tipo de perfil comportamental você se encaixa, e vai entender como desenvolver seus pontos fracos e também, a explorar seus pontos mais fortes.

Existem 4 Perfis Comportamentais. Qual é o seu?

Comunicador, Planejador, Executor e Analista. 

Antes de se colocar numa caixinha, devo te avisar que existem diferentes combinações possíveis de predominâncias em diferentes níveis para esses perfis. É provável que você seja mais de um. 

O perfil Comunicador é composto pelas pessoas mais extrovertidas, ativas e falantes, que não gostam de monotonia e tem grande capacidade adaptativa. 

Tem facilidade de passar de um assunto pro outro e gostam de trabalhos que envolvam movimentação e autonomia para tomar decisões.

Além disso, precisam de contato interpessoal e de um ambiente com harmonia e boa convivência. Não gostam de passar despercebidos. 

São amigos de todos e atuam bem em equipe. Por conta de sua vaidade, admiram a sua projeção social e pessoal. 

Tem boa imaginação e muito sentimento artístico, facilitando na criatividade. Por fim, apresentam rapidez e agilidade nas suas atitudes. 

Já os que se identificam com o perfil Executor são ativos, otimistas e dinâmicos. Por serem líderes natos, não costumam ter medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. São trabalhadores e possuem grande disposição física, demonstrando muita determinação e perseverança. 

As pessoas desse perfil tendem a ser muito competitivas, e realizam suas tarefas de forma rápida, com foco nos resultados a serem alcançados. 

Já os que se encaixam no perfil Planejador, são pessoas mais calmas, cuidadosas, tranquilas e autocontroladas. Gostam de uma boa rotina e atuam conforme regras e normas estabelecidas, por isso, se sentem bem quando estão lidando com pessoas mais ativas e dinâmicas. 

São bastante flexíveis e de caráter e ritmo constantes e disciplinados. Paciência, capacidade de observação e passividade também são pontos a serem ressaltados nas pessoas desse perfil.

Em situações de emergência, o perfil planejador sabe agir com tranquilidade. Costuma ser introvertido e é essa tranquilidade que lhe permite se relacionar de forma fácil com outras pessoas. 

Por último, mas não menos importante, temos os que se enquadram no perfil Analista. São pessoas preocupadas, rígidas mas que conseguem manter a calma.  

Seu comportamento com as pessoas é bastante discreto, pois são indivíduos calados e retraídos. A desvantagem aqui é que costumam ser pessimistas! 

Por serem mais sensíveis, costumam ter bastante facilidade com a arte e sua intensidade. 

Inteligência, agilidade e intelectualidade são características predominantes das pessoas desse grupo. Costumam ser bons planejadores e têm habilidades com tarefas detalhadas ou de rápida improvisação, mas preferem atuar com equipes que os façam se sentir estimulados. 

Costuma ser o tipo de estudante leal e comprometido com os estudos, principalmente por serem intuitivos, curiosos e com bastante inteligência verbal. Observam bem as oportunidades e apresentam soluções momentâneas para problemas urgentes.

Se identificou com algum desses?

Entender em qual perfil comportamental você se encaixa, pode te ajudar a melhor programar seus estudos. 

Por exemplo, se você se identifica com o perfil Comunicador ou Executor, talvez seja mais produtivo marcar semanalmente uma chamada de vídeo com um outro amigo para repassar os conhecimentos dos estudos em forma de conversa. 

Isso vai te ajudar a fixar melhor o que aprendeu. 

Se você acha que se enquadra mais no perfil Planejador ou Analista, que gosta de processos e rotina, por que não fazer uma estrutura organizada e detalhada dos seus estudos e pontos chaves a serem estudados? Isso vai te trazer mais segurança na hora dos estudos e também a otimizar seu tempo, pois você vai ter um controle maior do seu aprendizado.

Apesar dos perfis comportamentais serem bem diferentes um dos outros, uma coisa que todos os perfis precisam é saber como fazer uma revisão rápida e eficiente para um concurso, clica aqui pra pegar essa dica!

Até a próxima, concurseiro.

Bons estudos! 



Fonte: Sólides

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.